CERTIFICADO

Clique no botão abaixo e informe o número do seu CPF

ACESSE SEU CERTIFICADO

Obs: * Para liberação do certificado é necessário responder a Ficha de Avaliação.

**Os certificados de palestrantes do congresso e do minicurso serão enviados por email.

ANAIS

Clique no botão para acessar os Anais do Congresso

ACESSO AOS ANAIS

APRESENTAÇÃO

Os capixabas e a Sociedade Botânica do Brasil, juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal do Espírito Santo, sentem-se honrados em convidar a comunidade botânica e demais interessados a participar do 67º Congresso Nacional de Botânica, a realizar-se de 25 a 30 de setembro de 2016, no Centro de Convenções de Vitória, na cidade de VITÓRIA, Espírito Santo, Brasil.

Essa será a primeira vez que o Estado do Espírito Santo sediará o Congresso Nacional de Botânica, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos do Brasil. Este Estado, tão representativo da flora brasileira, que abriga uma das maiores biodiversidades do planeta, precisa agora mostrar aos botânicos toda essa grandeza de ambientes, de raças e de culturas.

O tema definido “CONECTANDO DIVERSIDADES, REVELANDO O DESCONHECIDO” foi escolhido por fazer alusão à elevada riqueza de espécies da Floresta Atlântica do Espírito Santo, revelada pelas frequentes descrições de novos táxons para este Estado, apesar de grande parte de sua flora encontrar-se fragmentada e ameaçada por diferentes fatores. A planta símbolo escolhida, Luxemburgia mysteriosa Fraga & Feres (Ochnaceae), representa essa ideia.

O evento contará com uma programação diversificada, enfatizando os temas atuais de pesquisa e priorizando as discussões sobre questões ambientais que afetam diretamente a sociedade. Assim, o 67º Congresso Nacional de Botânica pretende apresentar, divulgar e discutir os avanços científicos, tecnológicos e de inovação para continuarmos progredindo, em conjunto, na consolidação do ensino e no desenvolvimento das pesquisas botânicas no Brasil.

Quem vier ao 67º Congresso Nacional de Botânica terá ainda a oportunidade de apreciar a bela cidade de Vitória, que é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 93,38 quilômetros quadrados de paisagens, que encantam a quem chega, quer seja por avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A capital do Espírito Santo, com 355.875 mil habitantes é o centro da Região Metropolitana do Estado. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do país. O Município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

A Comissão Organizadora está trabalhando, em grande medida, para realizar um evento científico de qualidade, num espaço agradável e sustentavelmente equilibrado. Sabemos que isso é difícil num ano de economia conturbada, mas não estamos medindo esforços para que nossos congressistas e conferencistas sintam-se satisfeitos e bem acolhidos nesta cidade, considerada “presépio”, abençoada pelo Espírito Santo “e bonita por natureza”.

Em setembro, aguardaremos vocês em Vitória!

Luciana Dias Thomaz
Presidente do 67º Congresso Nacional de Botânica